Lei da Anistia

Não tinha como deixar de ver o julgamento sobre a lei da anistia de 1979. Apesar de ser criança e de praticamente não ter vivido o regime. Temos de nos deter constantemente com  fatos de nossa história, pois o que somos hoje é resultado dela.
Em um julgamento de 2 dias, em que o voto do Relator Ministro Eros Grau foi considerado pelos demais Ministros antológico.
Resumo o julgamento em duas frases do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Cezar Peluso "Se é verdade que cada povo resolve seus problemas históricos de acordo com seus sentimentos, sua índole e sua história, o Brasil fez uma opção pelo caminho da concórdia", vai além "Só uma sociedade superior qualificada pela consciência dos mais elevados sentimentos de humanidade é capaz de perdoar. Uma sociedade que queira lutar contra os seus inimigos com as mesmas armas, instrumentos e sentimentos está condenada ao fracasso".
Vidas foram perdidas... não tenho dúvidas. Todas as vidas, de ambos os lados, são importantes.
É claro que reminiscências permanecerão.
Para aqueles que não têm a compreensão da amplitude das palavras do Ministro Peluso, recomendo que leiam três livros sobre regimes políticos e o fracasso, citado pelo Ministro.
São Eles:
Sémelin, Jacques. Purificar e Destruir - usos políticos dos massacres e dos genocídios. Difel, 2005
Mann, Michael. O império da Incoerência - a natureza do poder americano. Record, 2006
Power, Samantha. Genocídio - a retórica americana em questão. Companhia das Letras. 2004

Eles tratam das condutas de diversos regimes políticos ao longo da história, do posicionamento dos Estados Unidos, da Europa e das Nações Unidas.
Alguns dos relatos e posicionamentos são impressionante, surpreendentes e incompreensíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOL CONTRA – REFLEXÕES SOBRE A ELIMINAÇÃO DO BRASIL DA COPA

TEAM SPIRIT: Reflections on the Rescue in Thailand

Educação e Nação